rosana torralba

 

3DA83211-3459-438B-AEAE-CC3CF76D8A04.JPG
 

descarte, 2021

Todo meu processo é registrado num caderno. Através dele, eu consigo refletir e colocar cada passo do meu pensamento. Quando eu escrevo, eu consigo ver por onde passam as minhas ideias e inquietações. Somente assim, passo a compreender onde eu quero chegar.

 
 
 

 

IMG_0713.JPG
 

não está a venda

Ao colocar dois polos tão contraditórios juntos, o que eu quero dizer? Na verdade, muitas pessoas já fazem essa junção e nem se dão conta dessa apropriação. Irônico isso? Bandeja com abobrinha, pepino, tomate, brócolis, pimentão... Quando eu me aproprio dessa embalagem e acrescento terra, galhos, folhas, flores, sementes... e embalo com plástico, quero provocar e dar uma outra conotação. A bandeja é possuída por um outro corpo vivo, que grita e que pede socorro.

 
 
 
 
 
 
 

vídeo - não está a venda 

Este meu vídeo aborda reflexões às tensões universais, que estamos vivendo com os desastrosos impactos ao nosso meio ambiente. A natureza não deve ser normatizada, não deve ser domesticada, não deve ser explorada como um mero produto de consumo aos interesses financeiros. Os pequenos jardins colocados em bandejas de isopor, deixam de expressar sua própria selvageria para estar contido em um espaço racional e de mercadoria, imposto pelo ser humano. A vida não pode ser sufocada. Ela precisa ser respeitada.  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um dia, ao ver uma imagem de um peixe sendo assado numa folha de bananeira, fiquei entretida com o fogo que ali estava chamuscando. Foi através dessa chama, que na verdade me levou à querer a trabalhar com a abordagem sobre o desmatamento das nossas florestas e, por consequência, a extinção dos nossos animais.

 
 
 
 

Resta Um

encapar bolinhas de ping-pong com os animais que aparecem nas nossas cédulas de dinheiro. explorar os movimentos: girar, pular, bater, despencar, arremessar ...

esferas com a estampa dos animais em extinção do Brasil, jogados num vidro em conserva, arremessados com a raquete, enjaulados numa embalagem de plástico, colocados entre ovos, terra e plantas procurando seu habitat...

 
 

em conserva

 
 
 

jogo de interesses

 
 
 
 
 
 

fique por dentro do que está acontecendo

 
 
 
 
 
 
 

Até que eles foram levados para uma trilha, no meio de uma floresta, em busca de um ambiente que seria “digno para sua morada”. Foi assim que surgiu o registro fotográfico para a série “Resta Um”.

procura-se

 
 
 
 

mera paisagem

Apropriando-me de um objeto ordinário e corriqueiro, fiz impressões e interferências no papel moeda. Os animais, estampados nas notas do real, estão em extinção. Ao fazer os apagamentos de toda escrita e do seu valor de mercadoria, criei uma nova imagem, um novo cenário, colocando em evidencia o que realmente importa.  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

IMG_6395.JPG